Celebrando 60 anos da Diocese de Pemba (Moçambique).

Dia 13 de maio, como acontece todo ano na diocese de PEMBA (Moçambique),  fizemos uma romaria ao santuário de Nossa Senhora de Fátima em Montepuez. E dessa vez a peregrinação teve uma motivação muito especial visto que a Igreja comemorou no dia 13 de Maio, o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima e a nossa diocese o sexagésimo de sua fundação que se deu  em 1957 por Dom José dos Santos Garcia, primeiro Bispo de Porto Amélia, atual Pemba.

O evento começou no sábado 13 de Maio com uma conferência seguida pela peregrinação e terminou no domingo 14 de Maio com uma missa celebrada pelo núncio apostólico de Moçambique, S. E. Dom Edgar Pena.

 Muitos fieis vieram das quatro zonas pastorais da diocese para vivenciar a sua unidade, expressar suas alegrias, partilhar das experiências e revitalizar a oração em torno do nosso Pastor Dom Luis Fernando Lisboa. Foi um boa oportunidade para todos os peregrinos confiarem à  Nossa Senhora de Fátima o nosso mundo e os continentes e países dilacerados por problema de injustiças sociais e guerras que não terminam; também para pedir  que Ela estenda o seu olhar de bondade sobre o povo de Moçambique que ainda não tem a graça de reconhecer  Nossa Senhora de Fátima como Senhora dos milagres.

A missão de Macomia foi representada pela irmã Nubia, superiora das Irmãs Carmelitas (teresas de São José)  e a Paróquia por um grupo de mães e de jovens e pelo padre Benjamin INSONI,  pároco de Macomia.

Pe. Benjamim Insoni