Infância e Adolescência Missionária na Paroquia São João Bosco Macomia – Pemba.

Obra da Infância e Adolescência Missionária na Paroquia São João Bosco  

Macomia – Diocese de Pemba – Moçambique 

A origem da infância e adolescência missionária

 

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada pelo bispo francês dom Carlos Forbin-Janson, em 19 de Maio de 1843 na cidade de Nancy, França. A IAM nasceu do olhar sensível do bispo para com as crianças chinesas da época, que viviam em situação de miséria e sofrimento. Era a primeira vez na história que a Igreja confiava às crianças um papel missionário específico: salvar crianças e adolescentes inocentes, para fazer deles pequenos discípulos missionários.Embora tenha nascido para recorrer a triste situação das crianças chinesas, a iniciativa logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro por meio do resgate, do baptismo, do sustento e da educação das crianças dos povos que não conhecem Jesus Cristo. A Infância e Adolescência Missionária propõe às crianças e adolescentes de todas as dioceses do mundo um programa baseado na oração (uma Ave Maria diária), no sacrifício (uma moedinha por mês) e em gestos de solidariedade concreta. Isto é, eles podem se tornar evangelizadores de outras crianças e adolescentes. Assim foram definidos seus objectivos pelo fundador: Salvar as crianças e adolescentes da morte e da miséria;Baptizá-los e educá-los como cristãos;prepará-los para serem apóstolos de outras crianças e adolescentes, orientando-os na vocação e profissão.

A metodologiabaseia-se em encontros semanais, divididos em quatro etapas de formação chamadas Áreas Integradas: Realidade MissionáriaEspiritualidade MissionáriaCompromisso MissionárioVida de Grupo.

II. A Obra da IAM na diocese de Pemba - Moçambique 

Na diocese de Pemba, a Obra Pontifícia da Infância e Adolescência Missionária deu sua grande expansão neste ano 2018, impulsionada pelo Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo de Pemba, que percebendo a necessidade de oferecer as crianças e adolescentes a possibilidade de participar da vida activa da Igreja, viu no movimento esta grande oportunidade. Conversou com a irmã Patrícia, secretária Nacional da IAM do Brasil, que o ajudou a formar as lideranças dos grupos de infância e Adolescência Missionária, proporcionando a formação dos assessores e dos coordenadores de grupos. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas entre, adolescente, jovens animadores, no Centro espiritual de Metoro, de 18 até 20 DE MAIO DE 2018. Hoje, a IAM conta sua presença na cada paróquia da diocese de Pemba, cada grupo com o seu assessor. 

III. A chegada da IAM na Paróquia São João Bosco

É neste ano 2018 que a obra da IAM chegou na Paróquia São João Bosco de Macomia pela primeira vez. Após de uma formação adequada da liderança, animada pela secretária nacional da IAM do Brasil, Irmã Patrícia, nos dias 18-20 de Maio 2018, na nossa paróquia são João Bosco de Macomia, 3 pessoas participaram, e o grupo foi iniciado a partir da data de 14 de Julho de 2018, com grande sucesso. Cabe destacar que a fundação deste grupo na nossa paróquia aconteceu depois de uma boa preparação de 35 crianças e adolescentes, da Coral Infantil Cavanis:“ESTRELA DOS ANJOS” que o religioso Jeancy Kayaba fundou no dia 15 de Abril deste mesmo ano corrente. De facto, este do grupo Coral Infantil Cavanisserviu como núcleo desta criação da obra da Infância e Adolescência Missionária Paróquia São João Bosco de Macomia. Depois da formação da liderança, foi promovida pelo seu assessor, o Religioso estagiário Cavanis, Jeancy Kayaba, uma formação a nível paroquial, no dia 16 de Junho aos membros voluntários da coordenação paroquial do “grupo da IAM”, sobre o conhecimento da obra e dos carismas da Congregação das Escolas de Caridade/ Instituto Cavanise da Congregação das Irmãs Carmelitas Teresas de São Joséque formam a equipa missionária de Macomia.  

Deste modo, foi iniciada a etapa preparativa do grupo no sábado 14 de Julho de 2018 na Igreja sede. Portanto, o grupo foi reconhecido oficialmente no dia 16 de Setembro de 2018, quando celebrou a sua Inauguraçãona Igreja sede São João Bosco, reunindo 110 membros entre, 40 crianças, 52 adolescente, 12 animadores, 5 assistentes e 1 assessor.

A IAM e o Carisma Cavanis:O grupo da IAM é entendido como um trabalho que incentiva e suscita o despertar da consciência missionária. É uma Escola de catequese de formação e educação da fé cristã. Neste sentido, cabe de conciliar a finalidade da obra com o Carisma Cavanis que tem como finalidade a educação cristã da mente e do coração das crianças, adolescentes e Jovens. Acolhendo-os, protegendo-os, educando-os, transformando-os, promovendo-os com amor paterno e atitude de pai do que mestre.   

Os desafios actuais:hoje os principais desafios que nós encontramos em Macomia pela pastoral das crianças e adolescentes são: uma fraca nível da formação e educação escolar, a falta de informação e formação cristã. A juventude tem vontade de realizar sonhos, mas precisa uma boa motivação e animação.  

Novas perspectivas:propomospara este novo grupo em Macomia uma perspectiva de acção missionária das crianças e adolescentes numa “igreja em saída”A obra da IAM dá oportunidade pela formação e educação das crianças e adolescentes, abrindo-os o espaço como protagonistas na Igreja e na sociedade. Propomosaqui em Macomia os objectivos principais: o estudo e aprofundamento do Querigma (anúncio). É uma horta para incentivar e despertar vocações missionárias, é o lugar do encontro, de amizade e de viver momentos íntimos com Deus na oração, contemplação e na celebração. É com esta motivação que o Religioso Cavanis, Jeancy Kayaba com ajuda dos membros da equipa missionária da paróquia: o pároco Benjamin Insoni, o padre Clemente Boke, Irmã Núbia e Irmã Lida, deu início à criação da IAM na paróquia são João Bosco de Macomia. 

* Por que Infância? Porque os protagonistas são as crianças e adolescentes, que se dedicam em favor das crianças do mundo inteiro, independentemente da cultura, raça ou religião. 

* Por que Missionária? É missionária porque educa as crianças no crescimento da fé, inserindo-as nas actividades missionárias numa dimensão universal.  

Datas importantes15 de Abril: Criação do Coral Infantil Cavanis; 18-20 de Maio: formação da liderança dos assessores e coordenadores; 14 de Junho: formação a nível paroquial da coordenação da IAM; 14 de Julho: inicio da fase preparativa do grupo e 16 de Setembro 2018: Inauguração do grupo da IAM e consagração dos membros.  

Religioso estagiário Cavanis, Jeancy Kayaba 

Assessor da Pastoral da Juventude.